olhar versus sorriso
Sempre gostei de observar o mundo à minha volta, sobretudo as pessoas, e desde que comecei a entusiasmar-me pela actividade do sketching noto claramente que tudo começa no olhar.
Olhar com olhos de ver é um requisito necessário para melhor registar no papel e guardar na memória.
Olhar com olhos de ver carece de atenção plena, e essa concentração meditativa tem um efeito terapêutico, zen.
Também é o olhar que distingue o fotógrafo.
O olhar da Gioconda, tal como o sorriso, é especial. Os seus olhos fixam os nossos mas, ao invés de transmitir qualquer tensão, parecem compassivos.

segunda-feira, 5 de junho de 2017

Fábrica da Pólvora - Oficinas a Vapor

O Pavilhão da Pólvora Negra ficou conhecido por Oficinas a Vapor desde que no ano 1879, em pleno período de desenvolvimento industrial, foi introduzida a máquina a vapor para accionar os trituradores.

A trituração consistia na redução a pó dos três componentes da pólvora - o carvão, o enxofre e o salitre.


No século XX eram efectuadas neste edifício algumas das fases do processo de fabrico, prensagem, peneiração, calibração e lustração, até à fatídica explosão de 30 de Novembro de 1972.
O impacto foi de tal forma que além de vitimar operários, destruiu grande parte da maquinaria e do edifício, inviabilizando a recuperação da linha de fabrico e, consequentemente, terminando com a produção de pólvora negra na Fábrica de Barcarena.

Esta construção, propositadamente deixada em ruínas, constitui um memorial aos operários sinistrados e exemplifica o impacto deste tipo de acidentes nos edifícios.







 




  









Sem comentários:

Enviar um comentário