olhar versus sorriso
Sempre gostei de observar o mundo à minha volta, sobretudo as pessoas, e desde que comecei a entusiasmar-me pela actividade do sketching noto claramente que tudo começa no olhar.
Olhar com olhos de ver é um requisito necessário para melhor registar no papel e guardar na memória.
Olhar com olhos de ver carece de atenção plena, e essa concentração meditativa tem um efeito terapêutico, zen.
Também é o olhar que distingue o fotógrafo.
O olhar da Gioconda, tal como o sorriso, é especial. Os seus olhos fixam os nossos mas, ao invés de transmitir qualquer tensão, parecem compassivos.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Quinta da Regaleira II mística com excentricidade


A Quinta da Regaleira foi concebida com uma intensa carga simbólica tanto nos pequenos detalhes arquitectónicos como nas construções só aparentemente naturais, de túneis, grutas e poços espalhados pelos jardins.


Os túneis subterrâneos são percursos que ora nos levam para becos sem saída, como nos elevam para outro patamar.




Os famosos poços conhecidos por Poços Iniciáticos ou Torres Invertidas são lugares acessíveis por alguns túneis escuros que nos levam às suas profundezas para admirarmos a luz no alto e permite, subindo as escadas espiraladas no seu interior, alcançar o topo como objectivo de chegar a um estado iluminado.



Imbuído de mistério e magia, a representação de um inferno dantesco, o mundo subterrâneo do qual se partia, num ritual iniciático, até atingir o paraíso num jardim harmonioso alinhado pela luz do conhecimento, da cultura e da arte.

A visão de um homem ou a inspiração de uma sociedade ou associação filosófica, iniciática que aspira ao aperfeiçoamento intelectual resultaram na construção deste espaço de uma beleza alegórica em todos os pormenores.


A simbólica viagem do interior obscuro cheio de dúvidas e questões para a luz da sabedoria é, para mim, a alegoria da viagem que cada um faz na vida.


Sem comentários:

Enviar um comentário