olhar versus sorriso
Sempre gostei de observar o mundo à minha volta, sobretudo as pessoas, e desde que comecei a entusiasmar-me pela actividade do sketching noto claramente que tudo começa no olhar.
Olhar com olhos de ver é um requisito necessário para melhor registar no papel e guardar na memória.
Olhar com olhos de ver carece de atenção plena, e essa concentração meditativa tem um efeito terapêutico, zen.
Também é o olhar que distingue o fotógrafo.
O olhar da Gioconda, tal como o sorriso, é especial. Os seus olhos fixam os nossos mas, ao invés de transmitir qualquer tensão, parecem compassivos.

sábado, 30 de julho de 2016

Mosaraz e Alqueva - o dia do regresso

Depois de passar uma boa parte da manhã numa de photograph and sketch em Carrapatelo, voltei à Quinta de São Jorge para o check-out.
Bagagem arrumada, despedidas feitas e ala novamente para Monsaraz que ao sol tem outra vida. 


 



As lojas para turistas têm artigos giríssimos e artesanato local, sobretudo olaria, muito apelativo.



Almocei num terraço com vista, uma salada colorida e cheia de sabor - ainda um dia me hei-de aventurar a fazer sketchs de comida. 
Enquanto desenhava e pintava a paisagem, cedi à tentação de pedir uma sobremesa - Sericaia com Ameixas de Elvas, mas foi uma decepção. Nem a ameixa era a verdadeira nem a receita da sericaia era a famosa.



A barragem do Alqueva alterou muito o Alentejo. 
Indicaram-me uma "praia" ali perto mas, embora o calor incitasse a um mergulho, só molhei os pés, com sandálias e tudo para refrescar mais, e fiz-me de novo à estrada.








Sem comentários:

Enviar um comentário