olhar versus sorriso
Sempre gostei de observar o mundo à minha volta, sobretudo as pessoas, e desde que comecei a entusiasmar-me pela actividade do sketching noto claramente que tudo começa no olhar.
Olhar com olhos de ver é um requisito necessário para melhor registar no papel e guardar na memória.
Olhar com olhos de ver carece de atenção plena, e essa concentração meditativa tem um efeito terapêutico, zen.
Também é o olhar que distingue o fotógrafo.
O olhar da Gioconda, tal como o sorriso, é especial. Os seus olhos fixam os nossos mas, ao invés de transmitir qualquer tensão, parecem compassivos.

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Aldeia antiga com nova vida

Póvoa Dão é hoje uma aldeia turística, resultado de um projecto pioneiro de recuperação de uma aldeia medieval, com cerca de sete séculos, situada no concelho de Viseu e banhada pelo rio Dão.

Quando foi iniciada a reconstrução, em 1995, só uma casa era habitada por um casal.
As restantes, cerca de 30, estavam abandonadas e em avançado estado de degradação.

Além das casas disponíveis para o Turismo de Aldeia, também há casas particulares. 
Todas mantêm a traça beirã ancestral com paredes de blocos de granito, mas foram recheadas de conforto moderno.

Envolvida pela natureza, tem um percurso pedestre composto por quatro trilhos ao longo de aproximadamente seis quilómetros, onde os turistas e residentes podem passear descobrindo a biodiversidade da região.

Levaram-me lá, há uns anos, em passeio familiar domingueiro. 



Neste verão fui eu que lá levei a minha filha de férias, para lhe dar a conhecer mais um recanto do nosso maravilhoso país.

Foi numa tarde de muito calor e fomos atacadas por formigas gigantes que nos subiam pelas pernas e nos mordiam ferozmente.
Ainda assim conseguimos fazer alguns sketchsaguarelados posteriormente a salvo de qualquer investida animal.





Sem comentários:

Enviar um comentário