olhar versus sorriso
Sempre gostei de observar o mundo à minha volta, sobretudo as pessoas, e desde que comecei a entusiasmar-me pela actividade do sketching noto claramente que tudo começa no olhar.
Olhar com olhos de ver é um requisito necessário para melhor registar no papel e guardar na memória.
Olhar com olhos de ver carece de atenção plena, e essa concentração meditativa tem um efeito terapêutico, zen.
Também é o olhar que distingue o fotógrafo.
O olhar da Gioconda, tal como o sorriso, é especial. Os seus olhos fixam os nossos mas, ao invés de transmitir qualquer tensão, parecem compassivos.

sábado, 11 de fevereiro de 2017

Domingo com Amadeu e Almada

Cada vez me satisfaz mais sair de casa bem cedo, aos domingos de manhã.

Rumei ao centro de Lisboa, estacionei convenientemente, e fui a pé para a baixa.

Num dia de sol de inverno, a luz resplandecia na cidade, a temperatura amena graças à ausência de vento, convidavam-me ao passeio contemplativo, à fotografia e até ao desenho no diário gráfico.



No entanto, como tinha um objectivo claro, estuguei o passo na subida para o Chiado rumo ao MNAC. 
Quando cheguei à porta de acesso à exposição de Amadeu de Souza Cardoso já lá estava uma fila de gente animada, à espera para entrar. 
Enquanto subia a escadaria a par e passo, entretive-me a observar as pessoas, em pequenos grupos, em família com crianças e jovens, casais de todas as idades, e alguns solitários como eu.

Ao fim de cerca de três quartos de hora entrei finalmente e pude contemplar interessantes exemplares das várias fases da obra do pintor vanguardista.


Amadeu de Souza Cardoso - Auto-retrato - 1913

Quando saí do museu a fila de pessoas já contornava a esquina do edifício.

Fui ter com as minhas amigas que demoraram a chegar e, perante tanta gente à espera, decidiram deixar a visita à exposição para outro dia .

Almoçámos por ali, numa hamburgaria da moda e ainda tive a sorte de estar um bocadinho com as minhas filhotas que se nos juntaram um pouco mais tarde.

De seguida fomos para a Fundação Calouste Gulbenkian ver a exposição de Almada Negreiros, também inaugurada esta semana.

Mais uma vez a afluência de pessoas era enorme, mas a fila avançava rapidamente, até porque aqui o espaço era grande e podia-se circular bastante à vontade.

Como encontrei uma amiga que não via há uns anitos e tínhamos muito que conversar, confesso que vi a exposição apenas superficialmente, excepto uma ou outra obra que nos puxou a atenção e suscitou mais comentários.

De qualquer forma já tencionava voltar para uma visita orientada.


Almada Negreiros - Auto-retrato - 1927

Almada Negreiros - Auto-retrato - 1940



É sempre positivo e enriquecedor visitar museus, visionar exposições, mas há algumas que nos enchem mais a alma.

A partilha de obras de arte, trabalhos criativos, manifestações de vanguarda de pessoas extraordinárias que buliram com as convenções, pode ser inspirador e é sem dúvida pedagógico.

A escrita é uma arte que admiro, mas coloco-a num contexto diferente de habilidades de produção intelectual.

De todas as artes, manifestações de sentimentos, sou mais sensível à música e à pintura.

É difícil exprimir em palavras, tanto podem provocar um vazio como um deslumbramento.



Sem comentários:

Enviar um comentário