olhar versus sorriso
Sempre gostei de observar o mundo à minha volta, sobretudo as pessoas, e desde que comecei a entusiasmar-me pela actividade do sketching noto claramente que tudo começa no olhar.
Olhar com olhos de ver é um requisito necessário para melhor registar no papel e guardar na memória.
Olhar com olhos de ver carece de atenção plena, e essa concentração meditativa tem um efeito terapêutico, zen.
Também é o olhar que distingue o fotógrafo.
O olhar da Gioconda, tal como o sorriso, é especial. Os seus olhos fixam os nossos mas, ao invés de transmitir qualquer tensão, parecem compassivos.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

olhares e visões

Foi há um ano que fiz a maior viagem da minha vida. 

Maior em termos de distância, porque a maior em duração foi o Interrail de um mês em Itália, aos 21 anos.

Por ocasião do meu aniversário fui ao Vietname com a minha filha Beatriz.

Esta viagem revelou-se extraordinária em muitos aspectos.

A experiência fantástica de descobrir um país diferente, pessoas, cultura, hábitos, estrutura social, cheiros e sabores, toda uma panóplia de diversidades.

Perceber a organização e o empreendedorismo focado no negócio do turismo como projecto recente de desenvolvimento e criação de riqueza para as pessoas e para o País.

Se quiserem ler o diário da viagem basta seguirem a etiqueta Vietname aqui no Blog.

A outra vertente da viagem foi o reconhecimento do ser, da mulher, do ente humano que é a minha filha primeira, aquela cujo nascimento me transformou em mãe.

Quatro anos após sair do ninho, olhar e ver com emoção e orgulho o quanto mudou voando sozinha, como cresceu muito para além de mim.


Viajar com ela foi também sentir-me abençoada com a partilha das descobertas, a disponibilidade de convívio, as grandes conversas e as pequenas confidências.

Acalentar este amor profundo e imenso, sentir que é minha e no entanto não me pertence.





Estas fotografias são do primeiro dia no Vietname, do primeiro passeio em Saigão, agora chamada Ho Chi Minh em homenagem ao mentor da unificação, representado nesta estátua.

A primeira é minha, a segunda é dela e representam olhares e visões curiosamente diferentes.



Sem comentários:

Enviar um comentário