olhar versus sorriso
Sempre gostei de observar o mundo à minha volta, sobretudo as pessoas, e desde que comecei a entusiasmar-me pela actividade do sketching noto claramente que tudo começa no olhar.
Olhar com olhos de ver é um requisito necessário para melhor registar no papel e guardar na memória.
Olhar com olhos de ver carece de atenção plena, e essa concentração meditativa tem um efeito terapêutico, zen.
Também é o olhar que distingue o fotógrafo.
O olhar da Gioconda, tal como o sorriso, é especial. Os seus olhos fixam os nossos mas, ao invés de transmitir qualquer tensão, parecem compassivos.

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Desvendar a Mouraria em sketchs

Lisboa é a cidade das sete colinas que reflecte a luz espelhada no rio Tejo.

Em cada miradouro há uma vista encantadora que revela as singularidades desta cidade nova e velha, o pitoresco e o arrojado moderno, os monumentos, a arquitectura, os jardins e os bairros históricos.

Não tendo o carácter boémio do Bairro Alto ou o charme chique do Chiado, a Mouraria é o bairro mais multicultural de Lisboa.



Depois de desvendar a Mouraria no âmbito de um exercício prático, no Workshop de Escrita de Viagens, fiquei com imensa vontade de lá voltar para a desenhar.

Coincidiu com a organização do encontro dos Foto&Sketchers 2 Linhas num final de tarde de "Rabiscos e Petiscos".




O ponto de encontro foi o Largo da Severa onde há tantos motivos interessantes para o sketching que quando demos por isso já estava a anoitecer e ninguém teve oportunidade de se afastar dali e explorar outras ruas.


Passámos de imediato à fase dos petiscos, desta vez sem mais rabiscos, porque o convívio e a conversa também são muito importantes.


Sem comentários:

Enviar um comentário