olhar versus sorriso
Sempre gostei de observar o mundo à minha volta, sobretudo as pessoas, e desde que comecei a entusiasmar-me pela actividade do sketching noto claramente que tudo começa no olhar.
Olhar com olhos de ver é um requisito necessário para melhor registar no papel e guardar na memória.
Olhar com olhos de ver carece de atenção plena, e essa concentração meditativa tem um efeito terapêutico, zen.
Também é o olhar que distingue o fotógrafo.
O olhar da Gioconda, tal como o sorriso, é especial. Os seus olhos fixam os nossos mas, ao invés de transmitir qualquer tensão, parecem compassivos.

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Escrita de Viagens

Em Agosto fiz um Workshop de Escrita de Viagens com o Filipe Morato Gomes que tem "Alma de Viajante".

A generosidade com que o Filipe partilha conhecimentos e experiência é contagiante e inspiradora.
O grupo, quase exclusivamente de mulheres, bem disposto e comunicativo também contribuiu para o sucesso do workshop.
Não há fórmulas mágicas que resolvam as dificuldades de cada um, mas as dicas de quem já tem alguns anos de prática são valiosas.

Talvez por defeito profissional, a minha tendência é escrever de forma objectiva e factual, mas gostava de conseguir exprimir-me melhor em palavras.
Escrever é um exercício que tenho vindo a fazer, mais nestes últimos anos, com a convicção de que tudo na vida se pode aprender, basta trabalhar para isso.
Basta não desistir.

No fundo gostava de ser uma boa contadora de histórias. 
É isso!



Quando recentemente fiz a minha primeira e ainda pequenina viagem sozinha, tive uma espécie de revelação.
Foi preciso sair da minha zona de conforto, enfrentar os meus receios e de repente perceber que tudo faz sentido.
Mais do que descobrir o resto do mundo, quero viajar para me encontrar.

Participar neste workshop foi muito além de receber ensinamentos para bem escrever e orientações para ser cronista ou blogger de viagens. 
Mais importante é entender como é possível fazer o leitor viajar connosco através de um texto que partilhe a verdadeira essência da viagem.

O Filipe contagia o mais incauto com a sua paixão pelas viagens.
Pessoalmente e nos textos inspiradores que escreve.
"Alma de Viajante" não é só um blog de guias turísticos, bem recheado de dicas e informações úteis para planear viagens. 
Posts como "Viajar para ser feliz" ou "Não tenhas medo de viajar sozinho" são tão assertivos e motivadores que qualquer alma pode ser imbuída de um espírito vagabundo.



Sem comentários:

Enviar um comentário