olhar versus sorriso
Sempre gostei de observar o mundo à minha volta, sobretudo as pessoas, e desde que comecei a entusiasmar-me pela actividade do sketching noto claramente que tudo começa no olhar.
Olhar com olhos de ver é um requisito necessário para melhor registar no papel e guardar na memória.
Olhar com olhos de ver carece de atenção plena, e essa concentração meditativa tem um efeito terapêutico, zen.
Também é o olhar que distingue o fotógrafo.
O olhar da Gioconda, tal como o sorriso, é especial. Os seus olhos fixam os nossos mas, ao invés de transmitir qualquer tensão, parecem compassivos.

quinta-feira, 2 de junho de 2016

Perspectivas loucas - sketching em Nelas

Nelas é uma cidade da beira alta a vinte e poucos quilómetros de Viseu cuja importância relativa se deve apenas à estação de comboios e à linha que a liga ao resto do País pela rede ferroviária.

Na 5ª. feira passada, aproveitando a tarde de um dia que voltou a ser feriado, o dia de Corpo de Deus, andei no centro de Nelas a rabiscar uns edifícios que me pareceram interessantes.





Para quem, até há bem poucos meses, ia aos encontros dos Foto&Sketchers 2´´ e apenas fotografava porque dizia que não sabia desenhar, tenho-me surpreendido a mim mesma com os resultados da prática e da observação crítica dos meus desenhos.

Das várias dificuldades que sinto destacam-se claramente as perspectivas, as proporções e a tendência para os desenhos grandes que não cabem nas folhas ou que no final, por causa da dimensão, não ficam equilibrados ou harmoniosos.

Desta vez tive uma luta renhida com as perspectivas.





Que culminaram nesta perspectiva ainda mais estranha. 
Depois de várias tentativas de desenhar este edifício que não me agradaram,



decidi desenhar apenas o pormenor da varanda e estava toda animada com o efeito quando percebi que o estava a fazer como se o estivesse a ver de cima...



É evidente que não sou uma sketcher voadora por isso relevem estas perspectivas loucas.
Da próxima ficará melhor.



1 comentário:

  1. Já vi que isto das perspectivas é preciso é insistir. Gosto de ver estes resultados. A escada - e tão difíceis que são os degraus - está "quase quase" perfeita ! Para um sketch de rua até se pode mesmo dizer perfeita !

    ResponderEliminar