olhar versus sorriso
Sempre gostei de observar o mundo à minha volta, sobretudo as pessoas, e desde que comecei a entusiasmar-me pela actividade do sketching noto claramente que tudo começa no olhar.
Olhar com olhos de ver é um requisito necessário para melhor registar no papel e guardar na memória.
Olhar com olhos de ver carece de atenção plena, e essa concentração meditativa tem um efeito terapêutico, zen.
Também é o olhar que distingue o fotógrafo.
O olhar da Gioconda, tal como o sorriso, é especial. Os seus olhos fixam os nossos mas, ao invés de transmitir qualquer tensão, parecem compassivos.

terça-feira, 23 de agosto de 2016

Praia não é só mar, areia e sol

Fiquei fã da praia da Fonte da Telha.
No dia seguinte lá fui eu, outra vez, ter com a "primalhada".
Para meu grande espanto só estavam os adultos, muito descontraídos por sinal. 
As crianças e adolescentes tinham preferido ficar em casa por causa do acesso à Internet. É este o perfil da nova geração...

Pois para mim a melhor forma de superar um dia quente de verão é, precisamente indo para a praia. 
O mar estava óptimo. Perdi a conta da quantidade de banhos que tomei com prazer, nas límpidas e frescas águas atlânticas.

Fora de água, uns tempinhos ao sol outros à sombra, conversei, li, descansei, observei e rabisquei.



Também tirei algumas fotografias, poucas.



Acabei por ficar sozinha até mais tarde e apreciar o pôr do sol no mar.
É um dos encantos da costa portuguesa.






1 comentário: