olhar versus sorriso
Sempre gostei de observar o mundo à minha volta, sobretudo as pessoas, e desde que comecei a entusiasmar-me pela actividade do sketching noto claramente que tudo começa no olhar.
Olhar com olhos de ver é um requisito necessário para melhor registar no papel e guardar na memória.
Olhar com olhos de ver carece de atenção plena, e essa concentração meditativa tem um efeito terapêutico, zen.
Também é o olhar que distingue o fotógrafo.
O olhar da Gioconda, tal como o sorriso, é especial. Os seus olhos fixam os nossos mas, ao invés de transmitir qualquer tensão, parecem compassivos.

sexta-feira, 22 de abril de 2016

Vietname - primeiro dia em Hanoi

Em Fevereiro fui agraciada com umas fantásticas férias com a minha filha Bia.

Viajámos um pouco pelo Vietname, diria mesmo apenas um pouquinho, dado tudo o que ficou por visitar.

Em Hanoi ficámos instaladas num hotel situado no centro, no Old Quarter.
No primeiro dia saímos a pé para explorar a cidade.





Depois de andarmos algum tempo sem rumo, fomos ao Templo da Literatura.
Cansadas de transpor obstáculos, sobretudo motas e extensões de lojas que ocupam a maior parte dos passeios; entrar neste espaço foi um alívio.
Como se aproximava o fim de tarde já não havia muita gente e pudemos percorrer os vários jardins e pagodes com calma, tirar fotografias e ainda sentar para desenhar alguns pormenores.






Voltámos para o hotel já estava a anoitecer. Andámos muito a pé o que ajudou a aquecer porque aqui estava muito mais frio do que estávamos a prever.
Quanto mais nos aproximamos do centro mais infernal o trânsito parece ser e o facto de não haver espaço para caminhar nos passeios, torna difícil avançar.
Chegámos cansadas e acabámos por não voltar a sair para comer. 
A Bia adormeceu depressa enquanto eu fiquei a pintar os desenhos que fiz durante a tarde. Não dormi muito mas pelo menos não acordei a meio como nas noites anteriores.



Sem comentários:

Enviar um comentário