olhar versus sorriso
Sempre gostei de observar o mundo à minha volta, sobretudo as pessoas, e desde que comecei a entusiasmar-me pela actividade do sketching noto claramente que tudo começa no olhar.
Olhar com olhos de ver é um requisito necessário para melhor registar no papel e guardar na memória.
Olhar com olhos de ver carece de atenção plena, e essa concentração meditativa tem um efeito terapêutico, zen.
Também é o olhar que distingue o fotógrafo.
O olhar da Gioconda, tal como o sorriso, é especial. Os seus olhos fixam os nossos mas, ao invés de transmitir qualquer tensão, parecem compassivos.

sábado, 23 de abril de 2016

Vietname - a via QL18

O segundo dia em Hanoi amanheceu a chover.

Acordámos cedo, bem a tempo de tomar um grande pequeno-almoço para compensar as horas de barriga vazia, antes de nos virem buscar para a excursão de um dia. 
O pequeno autocarro ainda deu muitas voltas apanhando mais turistas noutros hotéis e depois enfrentou o trânsito da hora de ponta para sair da cidade.

A Guia explicou que íamos percorrer pouco mais de 160 quilómetros até o maior porto de Ha Long Bay e que demoraríamos cerca de 4 horas incluindo uma paragem a meio caminho.

Depois descreveu várias características dos vietnamitas de Hanoi tais como 80% terem vindo do campo para a capital para trabalhar e ganhar o máximo dinheiro possível. A maioria vive em casas minúsculas porque o valor imobiliário é muito elevado. 
Contou que ela e o marido começaram por viver numa divisão de 12m2 que era quarto e sala com cozinha, e até as motas lá punham dentro durante a noite. Só a casa de banho era exterior e comum a várias pessoas. Actualmente vivem numa casa maior e têm um filho.
Disse que toda a gente, assim que pode, faz um empréstimo ao banco e a familiares para comprar casa porque o arrendamento não é regulado, ninguém faz contrato e portanto as rendas podem ser aumentadas arbitrariamente e, se quiserem, os senhorios podem mandar sair os inquilinos em qualquer altura sem pré-aviso.
Também partilhou informações curiosas sobre os relacionamentos familiares, como por exemplo o facto dos casais saírem juntos mas depois as mulheres agrupam-se eventualmente com as crianças, e os homens formam outro grupo e só convivem entre si.
Eles podem trabalhar muito para conseguir ganhar o máximo de dinheiro mas em casa não fazem absolutamente nada, nem participam nos cuidados dos filhos.
Até contou um episódio passado num restaurante que deixou o marido em estado de choque quando observou uma família estrangeira em que durante a refeição quando uma das filhas quis ir à casa de banho foi o pai que a acompanhou enquanto a mulher continuou calmamente a comer.
Diz ela que estas tradições machistas estão agora a mudar um pouco sob o exemplo dos turistas ocidentais.

Entretanto percebemos porque a viagem seria tão demorada. 
O trânsito sempre intenso tornava-se uma confusão em cada povoação que atravessávamos, e foram muitas. 
As regras do código da estrada mais básicas não são cumpridas, quando há duas faixas as ultrapassagens tanto são feitas pela esquerda como pela direita e as motos aparecem de todos os lados e apitando constantemente furam passagem ou cruzam trajectórias e se não vimos nenhum acidente foi por sorte e graças à calma dos condutores que não se irritam, não têm uma condução agressiva nem são competitivos.




Parámos algures, numas instalações construidas exactamente para receber dezenas de autocarros de excursões, onde além do grande espaço exterior de estacionamento, tinha os serviços para suprir as necessidades das pessoas.
O edifício central e maior era uma loja onde vendiam todo o tipo de artigos que o turista possa comprar como souvenir. 

Se por um lado esta organização serve para preservar o artesanato e as pequenas industrias locais, serve também para vender muita chinesice...



No regresso também fizemos uma paragem identica mas noutras instalações onde não havia ninguém a trabalhar como artífice.

A viagem de regresso ainda pareceu mais longa, desejosas que estávamos de chegar ao hotel, tomar um duche quente e enfiar na cama para dormir.
Foi mais uma noite sem jantar, o que nos valeu foram as bolachas e aperitivos que comprámos nas lojas de paragem obrigatrória.




Sem comentários:

Enviar um comentário