olhar versus sorriso
Sempre gostei de observar o mundo à minha volta, sobretudo as pessoas, e desde que comecei a entusiasmar-me pela actividade do sketching noto claramente que tudo começa no olhar.
Olhar com olhos de ver é um requisito necessário para melhor registar no papel e guardar na memória.
Olhar com olhos de ver carece de atenção plena, e essa concentração meditativa tem um efeito terapêutico, zen.
Também é o olhar que distingue o fotógrafo.
O olhar da Gioconda, tal como o sorriso, é especial. Os seus olhos fixam os nossos mas, ao invés de transmitir qualquer tensão, parecem compassivos.

segunda-feira, 25 de julho de 2016

Monsaraz - a primeira noite

Estava um dia bastante quente e adivinhava-se um fim de semana de intenso calor. 
Ideal para viajar pelo meu querido Alentejo.

Parti a meio da tarde e a viagem decorreu calmamente. 
Depois de fazer o check-in na Quinta de São Jorge, rumei à vila de Monsaraz situada a poucos quilómetros dali.
A ideia era apanhar o pôr do sol visto de lá mas já era tarde demais para o conseguir. 
Ainda assim tirei algumas fotografias interessantes.





Acho linda esta conjugação de xisto e paredes caiadas.



O anilado do céu e a lua em crescente.




Enquanto observava o cair da noite, sentada nos degraus do pelorinho, fui petiscando o meu farnel e ainda fiz uma tentativa de sketching noturno. 


Difícil, muito difícil.

Sem comentários:

Enviar um comentário