olhar versus sorriso
Sempre gostei de observar o mundo à minha volta, sobretudo as pessoas, e desde que comecei a entusiasmar-me pela actividade do sketching noto claramente que tudo começa no olhar.
Olhar com olhos de ver é um requisito necessário para melhor registar no papel e guardar na memória.
Olhar com olhos de ver carece de atenção plena, e essa concentração meditativa tem um efeito terapêutico, zen.
Também é o olhar que distingue o fotógrafo.
O olhar da Gioconda, tal como o sorriso, é especial. Os seus olhos fixam os nossos mas, ao invés de transmitir qualquer tensão, parecem compassivos.

domingo, 31 de julho de 2016

Alandroal e Estremoz - dia do regresso

Quando vinha na direcção de Monsaraz passei por um entroncamento com uma seta para o Alandroal.
Porque nunca lá tinha ido e porque me lembrei de que os Évora Sketchers fizeram lá o encontro de Natal que ficou memorável por ser o mais frio por oposição a este mais quente na Amareleja, resolvi ir por ali.
E fui, sem GPS, seguido as setas e indicações topográficas, mas sem fazer a mínima ideia da distância que iria percorrer até lá chegar.
Passava das quatro da tarde, hora de calor, domingo... acho que os espertos dos alentejanos estavam recolhidos a dormir uma sesta pois quase não vi ninguém nas várias vilas e aldeias por onde passei.
Estradas secundárias não muito largas mas em bom estado, pouquíssimo trânsito, campo a perder de vista, algumas elevações de terreno e muita planície.
Em pouco mais de uma hora cheguei ao Alandroal, dirigi-me ao centro e estacionei na melhor sombra que encontrei perto do Castelo.





Mal saí do carro comecei a ouvir uns acordes musicais, entrei no Castelo e, num recanto atrás da Igreja rodeado de muralhas, com uma acústica fantástica, estava a decorrer um festival de Bandas Filarmónicas.



E foi assim, da forma mais imprevista, que passei uma boa parte da tarde domingueira a ouvir música naquele ambiente simpático.
Algumas músicas não faziam muito o meu género, eram mais ao estilo filarmónico mas também tocaram outras melhores e mais Rock Pop, como por exemplo dos Queen, uma das minhas bandas preferidas.




Após analisar os percursos para casa no Google Maps, decidi ir ainda a Estremoz, uma cidade linda e cheia de edifícios interessantes para desenhar.




Quando reparei que eram oito e meia da noite ainda pensei em jantar mas os restaurantes e cafés, sobretudo os que tinham esplanadas, estavam cheios com toda a gente a olhar para os ecrãs de televisão a ver futebol.
Assim resolvi voltar à estrada, desta vez sem mais desvios, direitinha para casa.

Quando cheguei as ruas estavam a encher-se de festa, os carros apitavam freneticamente, as pessoas pulavam histéricas, a cantar, a gritar - Somos campeões! Somos campeões!
A Selecção Nacional tinha acabado de ganhar o jogo final e consagrava-se Campeã Europeia de Futebol!


Sem comentários:

Enviar um comentário