olhar versus sorriso
Sempre gostei de observar o mundo à minha volta, sobretudo as pessoas, e desde que comecei a entusiasmar-me pela actividade do sketching noto claramente que tudo começa no olhar.
Olhar com olhos de ver é um requisito necessário para melhor registar no papel e guardar na memória.
Olhar com olhos de ver carece de atenção plena, e essa concentração meditativa tem um efeito terapêutico, zen.
Também é o olhar que distingue o fotógrafo.
O olhar da Gioconda, tal como o sorriso, é especial. Os seus olhos fixam os nossos mas, ao invés de transmitir qualquer tensão, parecem compassivos.

terça-feira, 26 de julho de 2016

Visão noturna

Saí de Monsaraz noite cerrada.
Um ventinho refrescante e uma temperatura agradável para conduzir de janelas abertas com os cheiros do campo a inebriarem-me.

Conforme ia descendo o monte, onde lá no alto se situa a vila, ia apreciando os jogos de luz e sombras, as muralhas e as casas iluminadas.

Já no vale e a uma certa distância, tive a visão mágica.



Numa estrada escura onde não me atrevi a parar, nem para tirar uma fotografia que evidentemente, sem uma máquina com lente especial, ficaria muito aquém do que os meus olhos viam, retive a imagem na minha cabeça e assim que cheguei ao quarto passei-a para o caderno.

Talvez seja uma ilustração distorcida pela minha memória, todavia revela o encanto que me inspirou.


Sem comentários:

Enviar um comentário